Como harmonizar vinho com petiscos
Está aí uma combinação que sempre agrada, em qualquer ocasião: vinhos e petiscos. É uma tradição desfrutar alguns tipos de vinhos dos mais variados rótulos com diversos petiscos em momentos de descontração com a família e os amigos, seja em casa ou em um happy hour.
No entanto, não basta fazer um prato delicioso e combiná-lo com qualquer tipo de bebida, é preciso harmonizar. Como os vinhos possuem nuances diferentes, não se restringindo ao tinto, branco e espumante, vale a pena se aprofundar no assunto. Isso porque eles podem apresentar opções mais ácidas, adocicadas, leves ou intensas, dependendo do tipo da uva e outras características da sua produção.
Regras básicas
Existem algumas regras básicas que podem ajudar na hora de harmonizar. Os pratos mais leves precisam de bebidas mais suaves para combinar. As refeições mais ácidas são ideais para acompanhar vinhos leves e frescos, trazendo um equilíbrio. Já as preparações mais gordurosas combinam com uma bebida mais forte e ácida. Dessa forma, a harmonização busca equilibrar os sabores para que a refeição seja mais prazerosa e especial.
Confira algumas dicas de harmonização para petiscos salgados e doces:
PETISCOS SALGADOS
Filé aperitivo e queijos curados
Filé aperitivo e queijos curados como o parmesão e gorgonzola harmonizam cem por cento com vinhos tintos. Uma boa sugestão é o Baglio di Stefano - Primitivo Salento IGP.
Bruschetta Tradicional de Tomate
Esta receita clássica que nunca sai de moda é uma ótima opção de entrada. Deliciosa e fácil de preparar, harmoniza bem com vinhos tintos potentes, com notas de frutas vermelhas.
Aqui, deixamos como sugestão o Baglio di Stefano - Nero d'Avola IGP.
Bolinho de Bacalhau
A riqueza desse bolinho pede a combinação com vinhos brancos por serem leves,
aromáticos e com acidez na medida certa. O Marchese Montefusco - Chardonnay IGT Sicilia é uma boa pedida!
Polenta
Frita, cremosa, ao ponto. Seja como for, a polenta é sucesso na mesa e harmoniza bem vinhos de efeito terroir, com toques terrosos.
Pizza fácil de liquidificador
Para você que ama pizza e quer receber os amigos, ou até mesmo para saborear sozinho uma comidinha prática, a pizza de liquidificador é a pedida perfeita! A harmonização vai depender do sabor da pizza, mas na dúvida, a acidez de um bom Pinot Noir vai cair bem.
Isca de Peixe
Um dos petiscos mais simples de ser preparado, sem dúvida, é a isca de peixe frito. Também harmoniza bem com vinhos brancos. O Stiletto - Pinot Grigio Sweet IGT Sicilia é uma ótima sugestão!
Tábua de Embutidos
Ingredientes de sabor forte e marcante, como os embutidos, exigem vinhos não tão encorpados nem complexos. Prefira um vinho branco fresco, que é suave e ácido.
PETISCOS DOCES
Churros
Por ser extremamente açucarado, esse tipo de doce pede uma bebida que enfrente essas características. O indicado, então, é um rótulo com muita acidez para não deixar a sobremesa enjoativa. Aposte no Baglio di Stefano - Pinot Grigio IGP BIO.
Brigadeiro Gourmet
Como o cacau, a gordura e o açúcar são sabores intensos, escolha vinhos tintos e intensos.
Cupcake
Com sobremesas mais frutadas, como frutas vermelhas, escolha vinhos mais delicados. Já se for um cupcake de chocolate, opte por vinhos mais intensos e encorpados.
Gostou das sugestões de harmonização de vinho que apresentamos? Deixe seu comentário!
Vale lembrar que não há regras quando o assunto é paladar. Existem várias possibilidades de novas combinações, e nada é mais correto do que o próprio gosto. O mais importante é celebrar os bons momentos da vida!
Comentários
0 Comentários