O que acontece com seu corpo quando você bebe uma taça de vinho todas as noites
Muitos (inclusive nós) acreditam que não há nenhum alimento, consumido de forma moderada, que não possa fazer parte de uma alimentação saudável, inclusive o álcool. Inclusive, seja vinho, cerveja ou seu coquetel preferido, beber pode realmente contribuir para alguns benefícios à saúde, desde que seja feito com moderação. Mas o que exatamente acontece quando você bebe o recomendado de uma taça de vinho por noite?
O portal EatingWell, que publica jornalismo premiado sobre alimentação, nutrição e sustentabilidade há mais de 30 anos, mergulhou na pesquisa para ver como o consumo moderado de vinho pode afetar o corpo. E nós, da Ivini, listamos alguns pontos importantes dessa pesquisa. Vamos lá?
- Você pode ter menos estresse
Você provavelmente se sente mais relaxado ao tomar uma taça de vinho. Na verdade, há algumas pesquisas por trás dos efeitos de redução do estresse do vinho. Um composto do vinho tinto, chamado resveratrol, é responsável por muitos dos benefícios anti-inflamatórios do vinho. Segundo o EatingWell, uma pesquisa de 2019 na revista Neuropharmacology descobriu que o resveratrol pode ter efeitos antiestresse ao bloquear enzimas no cérebro que levam a comportamentos semelhantes à depressão e ansiedade. Outra revisão de estudos descobriu que o consumo moderado de vinho (uma taça por dia para mulheres e duas taças por dia para homens) foi associado a um risco 32% menor de depressão.
- Sua saúde mental pode melhorar
Quando você se sente menos estressado, isso pode melhorar seu humor, facilitando a socialização. Outra pesquisa recente descobriu que o consumo de vinho pode trazer benefícios ainda mais profundos quando se trata de saúde mental. A revisão mencionada acima também descobriu que o consumo moderado pode reduzir a depressão, proteger o cérebro e diminuir o risco de declínio cognitivo – todos os quais promovem a longevidade.
- Seu coração pode estar mais saudável
Por décadas, pesquisas têm surgido sobre os benefícios saudáveis do vinho para o coração. Os compostos antioxidantes do vinho podem ajudar a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, o que pode diminuir o risco de aterosclerose, doença cardíaca coronária e derrame. Outra revisão citou estudos que descobriram que o vinho melhora os níveis de colesterol e pressão arterial e reduz o risco de ataques cardíacos.
No entanto, vale o alerta: muitos desses estudos também descobriram que beber mais do que o limite recomendado piorava a saúde cardiovascular. Portanto, se você beber vinho - ou qualquer álcool - certifique-se de manter sua ingestão leve a moderada, no máximo.
- Sua saúde intestinal pode melhorar
Normalmente, quando pensamos em maneiras de apoiar nosso microbioma, pensamos em alimentos como probióticos e prebióticos, mas o vinho também pode fazer parte da lista. Um estudo descobriu que especificamente os bebedores de vinho tinto tinham um microbioma mais diversificado do que aqueles que bebiam outros tipos de álcool. Os pesquisadores atribuíram isso aos antioxidantes encontrados na casca das uvas (ou seja, o resveratrol).
Gostou de saber mais sobre o efeito do vinho no nosso corpo? Mas é importante ter em mente que um estilo de vida saudável como um todo, incluindo um padrão alimentar saudável, atividade física regular, é fundamental para ter uma boa saúde geral. Sua taça de vinho todas as noites, se não for combinado com outros fatores, não vai te deixar mais ou menos saudável!
Comentários
0 Comentários