Vinho vegano: saiba identificá-lo
O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês) foi comemorado na última sexta-feira, dia 01 de novembro. A data celebra em todo o planeta a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo.
Os veganos são ainda mais extremos que os vegetarianos. Aliás, você sabe a diferença entre eles? Os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal (carnes, peixes, frangos e etc). Os veganos, por sua vez, além de não consumir, também não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais, e isso inclui roupas, cosméticos e até mesmo medicamentos. Em suma, ser vegano não se resume apenas à questão alimentar, mas também a todo um modo de vida sem contato com produtos derivados a partir dos animais.
Mas e o vegano, pode tomar vinho? Bem, sabemos que alguns produtos animais podem aparecer no vinho. As quantidades destes produtos presentes no vinho são ínfimas, apenas traços, mas para os veganos o conceito é importante, já que muitos seguem este estilo de alimentação não apenas por questões nutricionais, mas também por questões de ética e preocupações ambientalistas.
Porém, é crescente o número de vinhos que não são filtrados ou clarificados, principalmente os ditos vinhos naturais, eliminando assim o principal momento de contato com produtos animais. Este tipo de vinho tende a ser um pouco turvo. O uso de agentes não animais para a clarificação também é uma tendência, sendo os mais comuns os produtos de carbono, argila, calcário, sílica e caseína vegetal.
Uma técnica que pode substituir agentes de clarificação de origem animal é a da micro-oxigenação (injeção de micro porções e oxigênio no vinho quando de sua elaboração). Esta tecnologia tem como principal função amaciar os taninos nos tintos, mas também ajuda grandemente em sua limpidez, reduzindo ou eliminando a necessidade de clarificação.
E como identificar o vinho vegano?
Não há uma regra ou lei para que os vinhos sejam rotulados como veganos ou não veganos, e mesmo nos contra-rótulos raramente os produtores informam este nível de detalhe. Contudo, é comum que vinhos não filtrados informem o fato em seus rótulos/contra-rótulos, prevenindo assim os consumidores para a eventual turbidez encontrada na aparência do líquido. Esta é uma boa indicação de que o vinho provavelmente é vegano. Outra sugestão é consultar diretamente os produtores, lojas e fornecedores em geral, aproveitando os canais de comunicação abertos pela internet e pelas redes sociais.
E aí, gostou das dicas? Deixe o seu comentário!
Comentários
13 Comentários