Dicas para degustação de vinhos entre amigos
Todos concordamos que para surpreender os convidados nada melhor que a companhia de bons vinhos, não é mesmo? E que tal preparar uma degustação de vinhos para reunir a família e os amigos?
Bem, a primeira coisa que nos vem à cabeça para um encontro como este é decidir quais rótulos irão abrilhantar o nosso cardápio. Afinal, essa bebida é a estrela do evento e deve ser escolhida com carinho.
Por isso a Ivini preparou algumas dicas de ouro sobre uvas tintas e brancas, principalmente para os iniciantes em degustação de vinhos. Uma grande sacada é entender sobre os tipos de uvas, já que, a partir daí, fica mais fácil saber o que esperar de cada vinho e qual é a harmonização será mais certeira.
UVAS TINTAS
Cabernet Sauvignon: Esta cepa, uma das mais conhecidas, pode ser considerada a rainha das uvas tintas. Encorpada e de muita intensidade, os aromas do vinhos produzidos com a Cabernet Sauvignon, que envelhecem bem em garrafa, trazem toques vegetais ou herbáceos, de tabaco, cacau, café, baunilha, tostados, especiarias. Uma excelente sugestão é o Ludovico!
Merlot: Usada na produção de vinhos tintos, as uvas Merlot possuem aromas intensos e perfumados. Lembram sabor de cerejas maduras doces, seus taninos macios e maduros de pouca acidez. Vinhos que na maioria das vezes são muito elegantes. Aqui como dica deixamos o L’attesa IGT Toscana 2008.
Sangiovese: Italiana, esta uva produz vinhos encorpados e médio corpo, com bastantes taninos (que lhes confere grande potencial de guarda), ácido, aromas com notas terrosas, chás, ameixas. O Chianti Riserva DOCG - Vinho Orgânico é uma boa escolha.
Syrah: Uma uva que tem origem no Vale do Rhône, na França. Produz vinhos de cor intensa, estruturados, sabor levemente frutado e aroma rico em especiarias (cravo, pimenta do reino, canela) e defumados. Como dica deixamos o Marchese Montefusco - Syrah.
UVAS BRANCAS
Chardonnay: Os mais famosos vinhos brancos e espumantes do mundo normalmente vem desta uva, que é de fácil adaptação aos diversos tipos de solo e clima. Ela produz vinhos brancos e espumantes macios e elegantes, com diferentes características, desde leves e jovens para consumo imediato, até os encorpados e mais complexos. Os espumantes geralmente vem com aromas de frutos cítricos e flores brancas e os vinhos mais complexos, fermentados e amadurecidos em barricas de carvalho, apresentam notas de baunilha, tostado, frutas secas entre outros. Aposte no Marchese Montefusco - Chardonnay IGT Sicilia que não vai errar!
Pinot Grigio: Em geral os vinhos saem mais leves, com aromas cítricos, de pêra e até de lichia. Para beber com amigos em um dia ensolarado, para começar a festa, é ideal. A dica é o Marchese Montefusco - Pinot Grigio
HARMONIZAÇÃO
É importante conhecer algumas combinações gastronômicas na hora de escolher um bom vinho. Isso porque certos alimentos podem mudar o sabor do vinho e assim estragar a degustação. Veja algumas dicas:
Vinhos Tintos: Carnes vermelhas, molhos vermelhos. Queijos de massa dura.
Vinhos Brancos: Massas, frango, peixes, frutos do mar e saladas, molho branco, queijos e massa mole.
LIMPANDO O PALADAR
Entre um vinho e outro, é importante limpar o paladar para extrair os sabores específicos de cada rótulo e garantir a hidratação. Por isso, não se esqueça de oferecer água aos seus amigos para que possam lavar as papilas gustativas. É interessante também ter pão francês e biscoitos do tipo água e sal, que auxiliam nessa função.
Viu como fazer uma degustação de vinhos em casa é mais fácil do que você imaginava? Siga as nossas dicas e faça desse evento mais uma experiência incrível para todos. Deixe o seu comentário!
Comentários
14 Comentários