Combinações clássicas de Vinho e Queijo que você precisa experimentar
Não há dúvidas que a combinação de vinho e queijo é um casamento perfeito para qualquer ocasião e é consumido desde os primórdios da humanidade. Mas, isso não significa que qualquer vinho seja perfeito com qualquer queijo.
Claro que você pode apreciar seu vinho preferido com o queijo que gosta, mas algumas escolhas específicas vão explorar a grandiosidade do que esta combinação icônica tem a oferecer com alguns dos vinhos mais interessantes do mundo. Por isso, listamos algumas combinações clássicas de vinho e queijo que não podem ser perdidas. Vamos lá?
Pinot Noir e Gruyère
As sempre presentes frutas vermelhas de um Pinot Noir são a combinação perfeita para os sabores de nozes encontrados em um queijo de consistência média como o Gruyère. Ambos têm a quantidade certa de aroma e complexidade para eles, sem correr o risco de um dominar o outro.
Espumante e Brie
A textura mais macia de queijos de creme triplo como o Brie exige algo forte e ácido para cortar a gordura. As bolhas altamente ácidas do espumante combinam-se com a cremosidade espessa do Brie em um contraste que é muito satisfatório.
Moscato e Gorgonzola
Queijos mais descolados pedem um vinho mais doce, mas a leveza do Moscato e de outros brancos doces pode ser uma grande mudança se você, até agora, só combinou queijos picantes com vinhos fortes e fortificados. A fruta fresca e ácida de um Moscato limpa a boca de queijos mais pesados como o Gorgonzola, deixando-o agradável e revigorado.
Sauvignon Blanc e Queijo de cabra
Embora sejam terrosos e azedos, a maioria dos queijos de cabra é uma lousa em branco, então as notas cítricas e minerais encontradas em um Sauvignon Blanc trazem à tona os maravilhosos sabores de nozes e ervas que podem ser encontrados no queijo. A acidez também é uma ótima maneira de cortar o peso do queijo de cabra.
Cabernet Sauvignon e Cheddar Envelhecido
Um Cheddar envelhecido tem uma gordura que combina maravilhosamente com os taninos que secam a boca que você encontrará em muitos Cabernet Sauvignons. Além disso, seus sabores ousados, respectivamente, combinam, em vez de um abafar o outro.
Chianti Clássico e Pecorino Toscano
Outra grande harmonização que valoriza os dois elementos! A textura dura e envelhecida de um Pecorino combina maravilhosamente com os taninos em expansão de um Chianti Classico. As saborosas notas secundárias de um Chianti trazem à tona um sabor herbal oculto no queijo, com as frutas negras do vinho se sustentando perfeitamente contra a ousadia do Pecorino.
Gostou das dicas? Nos conta nos comentários se você já tinha costume de fazer essas combinações!
Comentários
0 Comentários