Vinícola Tenuta di Sticciano: antigas tradições de vinificação
Seguindo com a série sobre as novas vinícolas que chegaram recentemente, com exclusividade, na Ivini, hoje vamos falar sobre a vinícola Tenuta di Sticciano, fazenda histórica do século XVII que tem antigas tradições de vinificação. Vamos lá?
A fazenda está localizada no coração da Toscana, entre Florença e Siena, no território Valdelsa - conhecido por suas paisagens montanhosas, ricas em vinhedos e olivais, e por seus recantos medievais e poéticos: a renomada cidade de San Gimignano fica a apenas 22 km, enquanto a vila medieval e casa de Boccaccio, Certaldo, fica a apenas 10 km da propriedade.
Toscana
O território
O território de Certaldo, inserido no cenário sublime do Chianti florentino, conta uma história milenar e tem uma forte importância histórico-cultural para quem busca a mais autêntica Toscana medieval e renascentista: sede de povoados já na era etrusca , o nome Certaldo deriva do latim cerrus altus, literalmente "colina coberta de carvalhos de peru", para os bosques de carvalhos de peru que caracterizavam o monte.
Alguns achados de ânforas etruscas e romanas no vale ao pé da colina mostram que houve assentamentos ainda mais tarde, na época romana. A terra onde está localizada a vinícola é uma terra também famosa pela importantíssima Via Francigena: uma antiga estrada, nascida no período lombardo, com o objetivo de unir o Ducado de Benevento a Pavia. A Via Francigena representa hoje um verdadeiro itinerário da história e, em seu trecho Valdelsano, encontra uma das paradas obrigatórias.De fato, viajando de Siena a Florença, seguindo uma rota que quase toca a Tenuta di Sticciano, você encontrará marcos históricos como a vila de San Gimignano, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO graças à sua arquitetura medieval única.
fonte: site Tenuta di Sticciano
Vinificação
A fazenda Tenuta di Sticciano tem antigas tradições de vinificação, sendo que documentos datados de 1815 contam sobre a produção de vinho, mais de três séculos de história e um passado ligado à família Medici. A empresa foi comprada em 2003 pela família Miliotti, que tem como objetivo produzir vinhos de qualidade e preservar a natureza e a terra. Por isso, em 2011, obteve a certificação orgânica que representa a filosofia de produção do enólogo. Hoje em Sticciano, Chianti e outros vinhos envelhecem nestas mesmas caves como há três séculos.
O vinícola trabalha com sistemas modernos de vinificação, que permitem utilizar doses muito baixas de sulfitos. Inclusive, a cada 10 dias todos os vinhos na adega são provados para controlar a sua evolução.
fonte: site Tenuta di Sticciano
Degustando um vinho Tenuta di Sticciano
O orgânico Chianti DOCG - Orgânico é produzido com 85% de uva Sangiovese e 15% de Canaiolo o que lhe garante um visual vermelho-rubi intenso, que envelhecido, tende para o vermelho-granada. Seu aroma remete a compota de ameixa e tem um paladar vivaz, harmônico e persistente. Combina super bem com massa ao pomodoro, grelhados, frios e queijo meia-cura.
Gostou de saber mais sobre a vinícola Tenuta di Sticciano? Confira todos os vinhos que estão na nossa seleção da Ivini: https://bit.ly/3IiWbjv
Comentários
0 Comentários