Vinícola Statti: profundo vínculo com a tradição, mas com um olhar para o futuro
Semana passada falamos sobre a chegada da vinícola Cantina Valpolicella Negrar na Ivini! E as novidades não param por aí! Diretamente da região da Calábria, os vinhos da vinícola Statti também entraram, recentemente, na seleção da Ivini, com exclusividade no Brasil! E hoje, queremos compartilhar um pouco mais sobre a história e características da vinícola. Vamos lá?
Por mais de dois mil anos, a história da agricultura da Calábria se confundiu com a do vinho, não é por menos que a região era chamada de "Enotria Tellus", que é Terra do Vinho. E, é exatamente lá, mais precisamente em Lamezia Terme que está localizada a Adega Statti.
Calábria
Desde 1700, a família dos Barões Statti desempenha um papel decisivo na economia calabresa. Hoje, seguem cultivando nos mesmos 500 hectares da época e produzem vinho, azeite e leite de excelente qualidade. Eles possuem mais de cem hectares de vinhedos idealmente localizados onde a Statti cultiva suas uvas e a grande variedade de vinhas nativas representa para Statti um grande patrimônio a ser redescoberto e valorizado. Alberto e Antonio Statti optaram por capitalizar o profundo vínculo com a história e tradição do território com um olhar sempre voltado para o futuro e a inovação.
Statti, um equilíbrio perfeito entre métodos tradicionais e modernos
A vinícola Statti produz diversas variedades de uvas locais e internacionais como Gaglioppo, Greco, Greco Nero, Mantonico, Magliocco Canino, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Merlot em seus vinhedos. Estas uvas nas vinhas são processadas na sua adega para produzir uma vasta gama de vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa. Statti segue métodos tradicionais passados de geração em geração e misturados com técnicas modernas para sua vinificação.
A vinícola Statti acredita que um grande vinho, assim como o bom, nasce, antes de tudo, no vinhedo. Por isso, é na devoção à vinha, no cuidado e atenção na escolha da boa formação e vindima que colocam as suas bases para criar grandes vinhos.
Por isso, nos últimos 15 anos, se dedicaram profundamente à vinha e à adega, através de grandes investimentos em plantas e trabalhadores que transformaram completamente a estrutura da empresa.
Uma vinícola com alto respeito ao meio ambiente
A Statti tem trabalhado pela sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Eles usam biogás e outras fontes de energia renovável em toda a propriedade. Eles se orgulham de serem os pioneiros na adoção das visões de eco-sustentabilidade na região.
As vinhas da vinícola Statti são treinadas em espaldeira e o método de formação é o de cordão. O espaçamento das vinhas é tão grande que lhes permite usar as máquinas para todas as fases de trabalho e a vinha é alimentada em parte com o esterco da sua própria criação de gado.
O rendimento de uvas por hectare não é deliberadamente alto graças também à poda verde da primavera. Mas a colheita começa no final de agosto ou primeiros dias de setembro até meados de outubro. Começamos com uvas brancas e tintas internacionais e terminam com as locais.
Degustando um premiado vinho Statti
O premiado tinto Batasarro - Lamézia DOC Riserva é produzido 100% com uvas Gaglioppo e o vinho é resultado de uma colheita manual, fermentação controlada e envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês e 12 meses em garrafa antes da comercialização. Com uma cor vermelho rubi intenso e impenetrável, tem notas de cereja preta, especiarias, alcaçuz, zimbro. Na boca tem um sabor rico e poderoso, taninos agradáveis bem equilibrados por uma saborosa acidez. Final longo e persistente com notas de alcaçuz!
Gostou de saber mais sobre a vinícola Statti? Confira todos os vinhos que estão na nossa seleção da Ivini: https://www.ivini.com.br/collections/statti
Comentários
0 Comentários