Destilaria Sibona: primeira destilaria na história da Itália a ter obtido a licença de destilação
Hoje é dia de falar sobre mais uma novidade aqui na Ivini! Diretamente de Piemonte, na Itália, as grappas da Destilaria Sibona acabam de chegar! E hoje, queremos compartilhar um pouco mais sobre a história e características deles. Vamos lá?
A Antica Destilaria Domenico Sibona S.p.A. está localizada na zona de Roero, no distrito comunal de Piobesi d'Alba, a poucos quilômetros de Alba. A região é um centro de uma importante zona vitivinícola, onde se cultivam as vinhas mais típicas do Piemonte: a vinha Nebbiolo a partir da qual são criados os vinhos Barolo, Barbaresco e Roero segundo as suas próprias zonas de produção, além de Barbera, Dolcetto, Moscato, Videiras Chardonnay, Arneis e Brachetto.
A Sibona é a primeira destilaria na história da Itália a ter obtido a licença de destilação das autoridades do reino, no ano de 1900, quando ainda sequer existia a República Italiana, mas sim o Reino da Itália, da família Savoia. O número 1, que aparece no logotipo da empresa, lembra esse fato histórico que eleva a Sibona a um patamar único no mercado de licores e destilados.
A Grappa Sibona é considerada uma das melhores Grappa do mercado, senão a melhor. Esta alta qualidade é atestada pelo grande número de prêmios recebidos todos os anos.
Desde a sua fundação, a Destilaria Sibona sempre foi considerada uma empresa artesanal com produção das grappas de monovitigno, através do processo de destilação que consiste na produção de vapor do bagaço fresco logo após sua chegada à destilaria. Originalmente, a destilação era realizada por meio de uma antiga locomotiva, que, com o tempo, deu lugar aos alambiques de cobre.
Hoje, como antigamente, as “vinacce” (cascas das uvas) são destiladas ainda frescas, no momento de sua chegada à destilaria, técnica esta que permite extrair ainda mais aroma e perfume da matéria prima.
Além da seleção do melhor bagaço da zona, as grappas da Sibona atingem altos níveis de qualidade graças à destilação precisa, constante atualização e aprimoramento dos equipamentos, a experiência de dois enólogos que trabalham na destilação há anos, a eliminação do primeiro e últimas porções dos destilados, e por último, mas não menos importante, um longo período de envelhecimento em barricas, que torna as grappas não apenas macias e agradáveis, mas também mais complexas e aromatizadas.
As Grappas Sibona são envelhecidas em barris, adquirindo assim maciez e sabor particular, enriquecendo-se ainda mais com esse envelhecimento, de outros aromas mais complexos. A simpática e ampla adega de envelhecimento da destilaria contém diferentes tipos de barris, como Porto, Sherry, Madeira, Whisky, Rum e Sauternes, de onde obtêm as reservas especiais de grappa, incluindo a grappa XO com idade superior a 6 anos em tonneau de carvalho francês.
Degustando uma premiada Grappa Sibona
A Grappa Reserva de Moscato, da destilaria Sibona, é um destilado típico italiano, obtido das cascas de Moscato (Moscatel). Passa por um duplo processo de envelhecimento, em barris de carvalho e depois em barris de vinhos da Ilha de Madeira, absorvendo assim o seu gosto frutado e rico. Ideal após uma refeição completa, com o café ou como digestivo. A grappa conquistou diversas premiações como Melhor destilado do ano no Concurso Internacional I.S.W. 2014, Medalha de Ouro no Concurso Internacional I.S.W. 2014, 15, 19 e 2021, Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2019 e 2020, Medalha de Ouro no London Spirit Competition 2021.
Temos também disponível na Ivini grappas de Barolo e Barbaresco, regiões ícones do Piemonte.
Gostou de saber mais sobre a Sibona? Confira todas as Grappas que estão na nossa seleção da Ivini: https://www.ivini.com.br/collections/destilaria-sibona
Comentários
0 Comentários