Como aproveitar ao máximo sua visita a uma vinícola
Visitar uma vinícola, além de ser um passeio incrível pelas paisagens e também conhecer um pouco mais sobre a produção dos vinhos, é uma oportunidade de degustar diferentes rótulos. E muitas vezes é fácil se deixar levar pela atmosfera romântica de visitar a região vinícola e ficar embriagado rapidamente bebendo tudo o que é oferecido a você. Por isso, separamos alguns conselhos para que você aproveite da melhor forma o passeio. Vamos lá?
Por que você deve cuspir (mas não o tempo todo)
Não, você não precisa cuspir cada gole de vinho. Degustar vinhos, afinal, é apreciar o vinho. Se está em uma vinícola especial, com poucas opções de vinho, não precisa cuspir. Mas se está em outra com vasta opções de Chardonnay, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon, por exemplo, é importante ser seletivo sobre os vinhos que quer experimentar, mas não beber.
As melhores desculpas para não cuspir que ouvimos são: "É nojento" e "Fui criado para nunca cuspir". Cuspir o cuspir vinho é esperado, respeitado e fácil de fazer, não se preocupe. E isso evitará que, se você beber copo após copo, ao final de sua degustação às 10h30 provavelmente estará arrastando as palavras e em um caminho rápido para ficar embriagado.
Perfume e Colônia
A maior gafe na história da degustação de vinhos é usar perfume ou colônia em uma vinícola. Mas por que você não deveria usar sua colônia favorita para uma degustação? Porque você, seus amigos e qualquer pessoa a menos de três metros só poderão provar e cheirar uma coisa: o perfume. Por que o Chardonnay tem gosto de canela e cravo? Na região vinícola, deixe o vinho encher a sala de aromas.
Agite com confiança
Rodar vinho é fácil; tudo o que é preciso é um pouco de prática. Então, pegue um copo de vinho e um jarro de água e pratique um pouco. Comece colocando o copo de vinho cheio de água em uma bancada lisa e, com o polegar e o indicador apertando a base, comece a girar o copo.
Por que rodar? Apreciar o vinho tem tudo a ver com duas coisas: os aromas e os sabores. Se você não pode agitar o vinho corretamente, está perdendo a experiência dos aromas elevados que provocam o que está por vir no paladar.
Aja como se estivesse interessado, mesmo que não esteja
Há sempre uma pessoa no grupo de degustação que está no passeio apenas para beber e conversar com um amigo e não está totalmente interessada na experiência real de degustação ou em aprender qualquer coisa sobre o vinho em mãos. Tente não ser essa pessoa e aproveite a oportunidade para explorar mais cada rótulo e sua história!
Não monopolize o bar se estiver lotado
Um pouco de autoconsciência ajuda muito na região vinícola. É um dia agitado, e se o seu grupo estiver espalhado em uma grande área do bar da sala de degustação, e outro grupo estiver competindo por um pouco de espaço, ofereça-se para abrir espaço. A experiência pode ser compartilhada e ainda mais agradável.
Deixe muito tempo para experimentar cada vinícola
Não há nada pior do que ter que abreviar um compromisso porque você não deixou tempo suficiente entre as degustações. Portanto, se planejar é fundamental para que você possa apreciar todas as maravilhas das vinícolas e ter um dia encantador.
Claro que sabemos que não há uma regra a ser seguida e cada um pode ter uma experiência diferente nas suas visitações, mas acreditamos que uma visita à região vinícola deve deixá-lo se sentindo maravilhoso, com cada degustação memorável, cada momento único e, o melhor de tudo, nenhuma gafe embaraçosa.
Gostou das dicas? Agora é hora de escolher para onde será sua próxima visita! ;)
Comentários
0 Comentários