Dicas para escolher uma boa garrafa de vinho
Como você escolhe um vinho de bom gosto quando você não sabe muito sobre vinho? Qual é o melhor vinho tinto? Infelizmente, não há respostas totalmente certas para essa pergunta, pois muitas degustações de vinhos se resumem ao gosto pessoal. No entanto, existem alguns truques fáceis para você lembrar que tornarão o processo mais fácil.
Para escolher o vinho, você deve primeiro considerar por que está bebendo o vinho. Você irá servi-lo de acompanhamento em um jantar? Um presente comemorativo para alguém? Ou apenas procurando algo para compartilhar com alguém especial? Seja qual for a ocasião, hoje vamos te mostrar alguns pontos importantes que irão te ajudar a escolher o melhor vinho para você. Vamos lá?
Como escolher um bom vinho?
Como falamos anteriormente, a escolha de um bom vinho depende exclusivamente dos gostos da pessoa que o beberá. Quando você está escolhendo uma garrafa de vinho, em última análise, tudo se resume a duas coisas - quais sabores você gosta do vinho e quanto você quer gastar.
Primeira dica importante: a melhor maneira de garantir absolutamente um bom vinho é optar por uma uva conhecida de uma região vinícola conhecida, então para uma aposta realmente segura, escolha alguma uva típica da região da Itália, por exemplo.
Saiba quais os sabores que você deseja
O vinho é composto de três pontos de sabor principais - doce, da doçura natural da uva, acidez, também dos sabores naturais da uva - muitas vezes referido como ácido, fresco, etc. em vez de tanino. Os taninos são um sabor amargo naturalmente recorrente que é encontrado em cascas de frutas, sementes e outras coisas, como casca de árvore e saquinhos de chá.
É importante notar que cada vinho contém um equilíbrio de cada um desses sabores, então não é necessariamente tão fácil quanto escolher um e seguir em frente. No entanto, essas três bases lhe darão uma boa ideia sobre qual direção seguir. Normalmente, quanto mais leve o corpo de uma garrafa de vinho, menos taninos ela tem, por exemplo.
Saiba que tipo de vinho você quer
Se você sabe que você ou a pessoa para quem você está comprando tem uma preferência particular por rosé, não adianta alguém te indicar um tinto, um branco ou um espumante (a menos que seja um rosé espumante, é claro). Embora seja uma boa ideia experimentar diferentes tipos de vinho para expandir o que você sabe que gosta, tente explorar o que você já conhece primeiro. Isso significa que se você já sabe que gosta de vinhos brancos leves como Pinot Grigio, experimente outros vinhos brancos leves como Sauvignon Blanc.
Pode ser útil saber que existem muitos aspectos diferentes que podem afetar os sabores do vinho. Isso pode significar que você tem um Sauvignon Blanc, por exemplo, cultivado e engarrafado na Itália e adora, mas tenta outro, digamos, da Austrália e é muito menos do seu gosto.
Tudo pode afetar o sabor de um vinho, desde o tipo de solo em que foi cultivado, até a quantidade de chuva versus sol naquele ano. As uvas cultivadas em um clima mais frio demoram mais para amadurecer e, portanto, produzem um vinho com qualidades mais ácidas. As uvas cultivadas em climas mais quentes amadurecem mais rapidamente, de modo que os açúcares naturais são mais proeminentes no processo de produção do vinho.
Você está harmonizando vinho com jantar?
Se você começar com um prato que deseja servir, poderá trabalhar para trás a partir daí. Pense no seu prato: qual é o sabor geral do prato? Isso não é necessariamente baseado no tipo de proteína que você está servindo, mas geralmente no molho. Há uma regra falada regularmente na harmonização de comida e vinho de que o vinho branco combina com peixes e outras carnes brancas, e o vinho tinto combina com carnes vermelhas. Esta é uma boa regra geral, especialmente ao iniciar, mas nem sempre se aplica.
Pense no peso da sua comida. É uma salada leve? Você deve emparelhá-lo com um vinho de corpo leve. É um ensopado pesado? Combinará perfeitamente com um vinho encorpado.
O nome do produtor/vinho
Novamente, quando você começar a escolher seu vinho, isso provavelmente não significará muito para você, mas quanto mais você cuidar dos produtores que você gosta, mais você será capaz de saber que vai gostar de um vinho antes de você. Isso ocorre porque os produtores de vinho, assim como os produtores de música, criam suas próprias pequenas nuances em seus vinhos. Se você gosta de uma de suas bebidas, as chances são bastante altas de que você goste das outras coisas que eles produzem.
Como descobrir qual vinho você gosta
Infelizmente, não existe um tamanho único quando se trata de vinho. Para descobrir qual vinho você gosta, basta experimentar algumas variedades diferentes e lembrar do que você gosta. Como um bom ponto de partida, no entanto, você pode olhar para as bebidas que já bebe e trabalhar a partir daí.
Pense se você gosta do seu café com leite ou se você gosta do preto. Se você gosta de seu café com leite, tente um vinho tinto de corpo leve, enquanto se você gosta de café preto, experimente um vinho de corpo médio como um merlot. Se você gosta de café expresso, provavelmente pode começar com um tinto encorpado - mas não tenha medo de reduzi-lo se achar que o sabor é forte demais para você.
Existem muitos fatores diferentes que entram em jogo quando você está aprendendo a escolher uma garrafa de vinho, mas, na realidade, o fator mais importante é o melhor vinho para você beber. Beber vinho é uma experiência, e quanto mais você beber vinho, mais confiança você terá na escolha de um bom vinho.
Gostou das dicas? Agora é hora de colocar em prática e aperfeiçoar seus aromas!
Comentários
0 Comentários