Por que os vinhos italianos são únicos?
É quase impossível não pensar na Itália quando falamos de Vinho, ou vice e versa, não é mesmo? A história entre a Itália e o vinho remonta a 3.000 anos. Isso mesmo! Este patrimônio histórico e cultural é único no mundo. Além disso, a Itália possui um território muito variado, com diferentes climas, solos e vinhas nativas em diferentes regiões.
O Consultor de vinhos italiano, Dario Lamonaca, em seu blog, listou 7 razões pelas quais você absolutamente deve aprender (e provar) mais sobre os vinhos italianos. Nós, da Ivini, somos suspeitos, mas também somos apaixonados por vinhos italianos e trouxemos abaixo algumas dessas razões que fazem do vinho italiano único. Vamos lá?
AS VARIEDADES DE UVA
As 20 regiões da Itália abrigam cerca de 545 variedades de videiras diferentes. Além do mais, muitas dessas vinhas só crescem e produzem uvas na Itália. Isso significa que os sabores dos vinhos italianos são únicos e não padronizados.
O CLIMA DA ITÁLIA
Tal como acontece com as variedades de uva, o clima também é muito variado em toda a península italiana. Ventos, áreas quentes, variações de temperatura e microclimas influenciam o amadurecimento das uvas. Como resultado, enriquecem os vinhos com características únicas.
O SOLO
Dos Alpes às áreas costeiras da Sicília, a Itália tem uma rica variedade de solos diferentes que podem ser vulcânicas, argilosas, arenosas e rochosas. Dependendo do tipo de lodo, argila e rocha, o solo desenvolve uma certa capacidade de drenagem e nutre as vinhas com os sais minerais de que necessitam. Por isso, uma mesma videira produz uvas muito diferentes quando cultivada em solos com características diferentes.
AS REGIÕES
Se você já viajou pela Itália, sabe como é variado o seu território. A Itália é o lar das montanhas mais altas da Europa, muitos lagos, áreas montanhosas, planícies, bosques e muito, muito mar. Ou melhor, mares. Porque os mares Adriático, Jónico, Tirreno e Ligúria têm diferentes ventos e influências nas vinhas e, consequentemente, nos vinhos. Além da variedade geográfica, as regiões italianas possuem um incrível patrimônio cultural e linguístico. Você pode encontrá-lo no processamento das uvas.
TÉCNICAS DE CULTIVO
Ao longo do tempo, cada zona vitivinícola desenvolveu as suas próprias técnicas vitivinícolas, influenciadas sobretudo pelas características do solo. Cada técnica é um patrimônio histórico e cultural que devemos preservar e que enriquece os vinhos com características valiosas.
VINIFICAÇÃO ARTESANAL
Muitos dos vinhos italianos seguem os princípios da vinificação artesanal. Esta filosofia baseia-se no respeito pelos ritmos da natureza e do trabalho humano, bem como no respeito pelos métodos tradicionais de vinificação. O resultado pode ser saboreado no copo: vinhos genuínos, saudáveis, não padronizados e autênticos.
E você, gosta de vinhos da Itália? Nós temos uma seleção especial com diversos rótulos italianos. Confira aqui: https://www.ivini.com.br/collections/italia
Comentários
0 Comentários