Como a biodiversidade contribui para um vinho melhor
Os bebedores de vinho muitas vezes ficam presos a essa ideia de terroir, ou seja, o clima, o clima, a geografia, a geologia de um vinhedo, mas há muito mais que contribui para um vinho do que apenas a terra, a água que o atravessa e o ar que passa por ele. Também intrinsecamente ligadas estão as várias flora e fauna – a variedade de plantas, animais, fungos e microorganismos – que compõem o ecossistema de um vinhedo. Esta biodiversidade – e mantê-la equilibrada e mantida – é uma parte importante para fazer um vinho exemplar, além de garantir a saúde da terra e da comunidade que a cerca.
O Chile é um país que conhece bem a importância da biodiversidade na vinificação. Com montanhas, vales férteis, florestas densas, desertos ricos em minerais, um litoral aparentemente interminável, geleiras e vulcões, sua paisagem é uma fonte de variedade ecológica.
Comprometida com o meio ambiente, mais de 75% da indústria do vinho no Chile concordou com práticas de conservação que fazem parte de um Código de Sustentabilidade nacional.
Em apenas uma década, o Chile tornou-se um padrão internacional para essas práticas, além de produzir alguns dos melhores vinhos do mundo. Ao minimizar o impacto e manter altos padrões sociais, ambientais e de qualidade, o vinho chileno provou ser diversificado, sustentável e uma delícia de beber.
Um lugar como nenhum outro
Um dos muitos aspectos interessantes do vinho chileno é seu terreno dramático e climas variados. Cobrindo grande parte de sua Zona Norte está o Deserto do Atacama, o mais seco do mundo; sua Zona Central tem um clima mediterrâneo ideal para o cultivo de uvas; a Zona Sul é rica em vegetação, contendo algumas das maiores e mais antigas árvores do mundo. O Chile possui florestas subpolares, campos de gelo, matagais, salinas e lagoas, entre outros ambientes.
Embora todas as três zonas apoiem a viticultura, é na Zona Central que ocorre a maior parte da produção de vinho e onde se encontra mais da metade da floresta nativa e do cerrado do Chile, incluindo, entre outras, formações esclerófilas e folhosas decíduas, extremamente raras em outros partes do mundo. Esta área é de particular interesse quando se trata de conservação.
A vinha como ecossistema
Um vinhedo saudável inclui uma variedade de pássaros, insetos, mamíferos, etc. que apoiam a saúde e a sobrevivência da videira. A viticultura bem-sucedida depende de várias funções do bioma – controle natural de pragas, suporte do solo e regulação do clima – que podem ser apoiadas por práticas de manejo da terra.
Os viticultores chilenos adotaram muitas práticas para incentivar uma maior diversidade ecológica, incluindo o uso de faixas de floresta para permitir o movimento de espécies; criar habitats que atraem pássaros ou insetos para apoiar o controle natural de pragas; erradicação de espécies invasoras; e trabalhar com plantas nativas para proteção da água e do solo.
A Importância da Biodiversidade
Além de sua importância em um vinhedo, a biodiversidade também pode ser um aliado fundamental contra as mudanças climáticas e outras preocupações ambientais mais amplas. Cada organismo, não importa o tamanho, desempenha um papel importante no sucesso geral desse ambiente.
Como parte do Código de Sustentabilidade do Chile, os produtores seguem uma estrutura de práticas – no vinhedo, enfatizando o manejo dos recursos naturais e prevenindo a erosão do solo; na adega, trabalhando na gestão da água, eficiência energética e reciclagem; e na comunidade, colaborando e mostrando respeito pelas pessoas que fazem vinho e garantindo boas condições de trabalho e ética nos negócios — honrar as origens naturais do vinho e trabalhar de forma viável.
Ao abordar a vinificação desta forma, o Chile se destacou não apenas como um campeão da biodiversidade, mas também um produtor de vinhos sustentáveis de classe mundial.
Já conhece todos os rótulos da nossa seleção de vinhos chilenos?
A linha de vinhos Frondoso é produzida pela Vinícola 7 Colores, localizada no Vale Del Maipo (denominada Vale Central), no Chile.
Os vinhos são profundos e intensos, expressando a essência de cada variedade e toda a força da uva chilena, um verdadeiro reflexo do clima e terroir do Chile. Além disso, a fruta é a estrela. Usam madeira apenas o suficiente para dar caráter e complexidade aos vinhos, sem nunca ofuscar as uvas. Conheça a linha completa de vinhos Frondosos: https://bit.ly/3xpsQ4g
Comentários
0 Comentários