4 maneiras de como manter o vinho fresco por mais tempo
Abriu um vinho, mas não vai beber a garrafa inteira? Isso não quer dizer que precisa descartar o que sobrar. Em geral, o vinho dura de um a cinco dias após ser aberto e essa duração depende principalmente da quantidade de oxigênio que toca a superfície quando a garrafa aberta é armazenada. A oxidação é a principal razão para o vinho estragar. Quando exposto ao ar adorável e rico em oxigênio que respiramos, o vinho se transforma em vinagre com o tempo.
Apesar disso, existem algumas técnicas que podem te ajudar a manter o vinho fresco por alguns dias. Separamos 4 maneiras de manter o vinho fresco por mais tempo, segundo o portal Coravin. Vamos lá?
Aqui estão algumas maneiras de estender o frescor além da marca de um ou dois dias:
1- Coloque a rolha novamente o mais rápido possível
Se você suspeitar que não terminará a garrafa de uma só vez, coloque a rolha imediatamente após servir o copo.
2- Guarde-o na vertical.
Armazenar a garrafa na vertical garante que uma área de superfície limitada seja exposta ao oxigênio. Quando colocada de lado na prateleira para vinhos, a orientação da garrafa expõe mais vinho ao oxigênio que entra depois de estourar a rolha.
3- Mantenha-o longe do sol.
Luzes fortes e raios UV podem viajar facilmente através de garrafas transparentes e verdes. A luz solar instiga um processo de liberação de enxofre que pode afetar o aroma – e, portanto, o sabor – do seu vinho. Dica profissional: Evite comprar vinhos expostos nas vitrines – principalmente brancos ou rosés armazenados em garrafas transparentes.
4- Guarde em local frio e escuro.
A geladeira é uma ótima opção de armazenamento. Você não deixaria sobras de comida na mesa durante a noite, então não faça isso com o seu vinho. A temperatura mais baixa não impedirá a decomposição do vinho exposto, mas pode retardar significativamente o processo.
Agora que você sabe como manter o vinho fresco, uma dúvida que pode permanecer é: quanto tempo os diferentes vinhos devem durar?
Tintos claros (2-3 dias)
Tintos claros como Pinot Noir, Barbera e Grenache são alguns dos vinhos tintos mais sensíveis quando expostos ao ar. As safras mais antigas são ainda mais delicadas do que as garrafas mais novas. Uma boa dica: se a safra tiver mais de 10 anos, é melhor saborear a garrafa inteira de uma só vez.
Tintos de corpo médio-alto (3-5 dias)
Tintos como Merlot, Syrah, Tempranillo e Shiraz têm níveis mais elevados de tanino e álcool – ambos ajudam a prolongar o tempo de preservação em um ou dois dias.
Vinhos orgânicos e sem sulfitos (2-3 dias)
Depois de abertos, os vinhos orgânicos e sem sulfitos são normalmente mais frágeis. Os sulfitos preservam a frescura e protegem o vinho da oxidação e de bactérias e leveduras indesejadas – portanto, menos sulfitos significa menos proteção.
Vinho branco (3-5 dias)
De modo geral, o vinho branco permanecerá consumível por três a cinco dias após ser aberto, quando armazenado corretamente. Brancos encorpados como Chardonnay oxidam um pouco mais rápido porque normalmente são expostos a mais oxigênio durante o processo de envelhecimento.
Vinho espumante (1-3 dias)
É melhor finalizá-los de uma só vez, mas se quiser guardá-lo, coloque a rocha em seu vinho espumante imediatamente após despejá-lo para manter o máximo de carbonatação possível. Em seguida, guarde o vinho em pé na geladeira.
Gostou das dicas? Essas ferramentas ajudarão a aumentar o consumo de vinho e garantirão que você nunca mais despeje uma garrafa no ralo. ;)
Comentários
0 Comentários