Vinho e luz: tudo que você precisa saber sobre essa combinação
A produção de vinho sofre diversas influências que começam pela temperatura, clima, altitude, tipo de solo e a luminosidade. Inclusive, você sabia que a quantidade de luz no cultivo das uvas influencia diretamente no resultado final do vinho? Hoje, vamos falar sobre a influência da luminosidade e sombreamento tanto durante o processo de produção, quanto depois que o vinho já está engarrafado. Vamos nessa?
Como a luz influencia na produção do vinho?
A luminosidade e o sombreamento afetam diretamente a produção do vinho. Sendo que, ao ter mais luminosidade, as uvas têm mais açúcares e os vinhos, consequentemente, tem maior graduação alcoólica, taninos maduros e acidez baixa.
Já quando o cultivo da uva é realizada em área de maior sombreamento, o vinho tem menor graduação alcoólica, taninos verdes e acidez elevada.
Como a luz afeta o vinho já engarrafado?
Não há dúvidas que a luz afeta o vinho, mas depende do tipo de luz, da intensidade da luz, da duração da exposição, do tipo de vinho e do tipo de garrafa de vinho em que o vinho está.
A luz pode reorganizar os compostos químicos de um vinho – assim como o oxigênio e a temperatura – e causar danos no vinho.
Isso acontece porque a luz faz com que compostos sulfurosos se formem em uma taxa acelerada no vinho. Os vinhos leves, então, têm aromas e perfis de sabor descolados, de repolho cozido, cachorro molhado, ovo podre ou fósforo aceso que cruzam o limiar sensorial.
Que tipo de luz afeta o vinho?
A luz solar direta e a iluminação elétrica fluorescente e UV (em sua adega, por exemplo) podem causar falhas no vinho. Embora todos os tipos de vinho sejam afetados pela luz, quanto mais claro o vinho, mais facilmente será afetado pela exposição à luz. Os vinhos tintos absorvem mais radiação da exposição aos raios UV. Mas eles também têm uma maior concentração de taninos que minimizam o impacto dessa exposição, embora essa concentração diminua com o vinho tinto envelhecido.
Como posso proteger minha coleção de vinhos da exposição à luz?
A melhor coisa que você pode fazer para proteger sua coleção de vinhos da exposição à luz é armazená-la em um ambiente escuro e com temperatura controlada. Embora a cor e o tipo de garrafa de vinho ofereçam alguma defesa contra a luz, não se arrisque com sua coleção.
Alguns outros passos que você pode tomar são embrulhar garrafas em celofane para obscurecer os raios de luz ou guardar vinhos em recipientes de papelão ou madeira. Se o seu armazenamento de vinho foi projetado para exibir sua coleção, considere procurar garrafas de vinho com propriedades aprimoradas de filtragem de luz.
O que fazer e o que não fazer na iluminação da adega
Ao escolher a iluminação da adega, preste atenção especial às luzes que fornecem a quantidade certa de iluminação sem nenhum calor prejudicial. Evitar a luz natural é um padrão da indústria. Da mesma forma, qualquer outra iluminação que emita raios UV, qualquer luz de alta intensidade (alta potência), incandescente e halógena está fora de questão.
Você sabia do impacto da luz no vinho? Conta para gente como você protege seus vinhos?
Comentários
0 Comentários