Harmonização de vinhos com 5 sabores bem famosos quando o assunto é pizza!
O dia 10 de julho homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza. Ela é uma excelente pedida para uma reunião com os amigos, um almoço descolado e é o prato perfeito para fechar um final de domingo.
A data foi instituída em 1985 pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.
E não é novidade para nós que a pizza consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas, ou até recheios doces. Os italianos são os criadores da pizza, no entanto, muitos historiadores acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.
E o melhor acompanhamento para esse prato é sempre uma boa taça de vinho! É certo que os tintos, em geral, dominam esse cenário. Isso acontece porque a massa da pizza e o molho de tomate harmonizam muito bem com esse estilo de vinho. Porém, existem opções de recheios que permitem diversas combinações. Confira dicas valiosas de como fazer a harmonização de vinhos com cinco sabores bem famosos quando o assunto é pizza!
Pizza de mussarela ou marguerita
Mussarela e marguerita são umas das receitas mais clássicas desse prato tipicamente italiano. Por isso, pode ser uma excelente ideia harmonizá-los com uma bebida que vem do mesmo lugar: os vinhos produzidos com a uva Sangionese, como os bons Chianti. Os taninos discretos, seu toque frutado e sua acidez vão muito bem com uma pizza delicada como essas.
Pizza de Calabresa (ou pepperoni)
Umas das clássicas das pizzarias, as pizzas com embutidos como é o caso da calabresa e do peperroni combinam muito bem com uma taça de Cabernet Sauvingnon, pois a gordura encontrada nesse tipo de linguiça é muito bem acompanhada pelos marcantes taninos dessa uva.
Pizza de Portuguesa
Para a complexidade de sabor da pizza portuguesa, visto que é uma receita preparada com vários ingredientes completamente diferentes, a melhor opção de vinho é aquela produzida com a uva Merlot, que é intensa e com corpo suficiente para suportar essa combinação de sabores. Aqui deixamos como dica o L’Attesa IGT Toscana 2008.
Pizza de Quatro Queijos
Por contar com um maior teor de gordura, a pizza de quatro queijos combina muito bem com uma bebida com acidez como os espumantes produzidos com Chardonnay. O Franciacorta Brut DOCG é uma boa pedida!
Frango com Catupiry
Essa pizza é capaz de unir o sabor suave de uma carne branca e textura cremosa do Catupiry em apenas uma fatia. Por isso, o vinho precisa ser delicado, para não competir com a harmonia desses dois ingredientes. O Pinot Noir, que tem corpo leve e discreta acidez, é uma boa escolha.
E você, gostou das dicas ou têm outras para compartilhar? Conte para nós!
Comentários
0 Comentários