Dicas de como começar a montar a sua adega profissional ou por prazer!
Você foi mordido pelo inseto do vinho e quer começar a montar uma adega e colecionar vinhos. O que você faz primeiro? Você imediatamente se apressa em comprar os vinhos para encher sua adega vazia o mais rápido possível? Não! Por que não? Essa é a pergunta mais importante que um novo colecionador deve fazer.
É fácil entrar em uma loja querendo começar a colecionar vinho e comprar quantidades infinitas de vinho. Mas essa é a pior jogada que um colecionador novato pode fazer. A melhor coisa que qualquer novato no universo do vinho pode fazer é se tornar um consumidor educado, provar tantos vinhos diferentes quanto possível.
Não adianta ter uma adega cheia de nomes famosos e pontuações altas de que você não gosta. Vinhos de alta pontuação denotam qualidade. Mas isso não tem nada a ver com gosto pessoal. Embora você provavelmente goste de vinhos altamente cotados na maioria das vezes, grandes pontuações não são uma garantia de que o vinho seja produzido no estilo que você vai gostar. Existem milhares de grandes vinhos produzidos em diferentes estilos e a única maneira de alguém decidir o que gosta é degustando o maior número possível de vinhos diferentes. Essa é a chave para quem quer colecionar vinho.
Como degustar o máximo de vinhos possível?
É fácil para colecionadores novos e experientes provar uma grande variedade de vinhos e estilos. Os comerciantes costumam fazer degustações. Existem aulas ministradas por lojas de vinho, casas de leilão, faculdades, restaurantes e até mesmo particulares.
Independentemente de como você decide onde degustar vinhos, antes de começar a coletar vinhos, você precisa aprender do que gosta. Você pode muito bem desfrutar de vinhos recomendados por amigos, críticos ou escritores de vinhos. Mas você também pode descobrir que esses vinhos não são para você. Seu paladar pode preferir diferentes estilos de vinho. O vinho, como a vida, é tudo uma questão de gosto pessoal.
O que você compra quando decide colecionar vinho?
Depois de ter uma ideia sobre o tipo de vinho que deseja colecionar, o que você faz a seguir com sua paixão por colecionar vinhos? Por incrível que pareça, a decisão sobre o que comprar depende da sua idade, do que já tem na sua adega e do nível de maturidade com que pretende beber os seus vinhos e, o mais importante, do seu rendimento disponível. Como esses fatores determinam o tipo de vinho que você compra para sua adega?
A idade é importante. Os colecionadores mais jovens podem comprar vinhos no futuro ou no lançamento, pois têm tempo para esperar até que os vinhos evoluam. Os compradores mais antigos devem comprar vinhos que estão maduros ou pelo menos quase prontos. Os vinhos que você já possui também irão moldar seus hábitos de compra. Por exemplo, se você tem uma coleção de vinhos jovens que precisam de muitos anos para aparecer, concentre-se na compra de vinhos que estão bebendo bem hoje, permitindo que você espere pacientemente até que seus vinhos amadureçam.
Gosta de vinhos com a frescura, exuberância da juventude, ou prefere os tons mais terrosos, tabaco e picantes dos vinhos maduros? Este é um fator chave e não há resposta certa ou errada, pois nem todos concordam com isso.
Por último, o nível de renda disponível é, obviamente, o fator chave para determinar como você coletará vinho, quais vinhos e quanto desses vinhos você deve comprar. Hoje é a melhor época da história para ser um amante do vinho. Existem excelentes vinhos em todas as faixas de preço, permitindo a qualquer pessoa construir uma adega. Se você está disposto a ser aventureiro e explorar um pouco, você pode montar uma ótima adega por um valor acessível.
Uma adega é um investimento de tempo e dinheiro. As pessoas ganham dinheiro investindo em vinho? Sim. Se você comprar os melhores vinhos nos melhores anos, seu vinho provavelmente aumentará de valor. Mas mesmo comprar os vinhos mais procurados não é garantia de retorno do seu investimento. É melhor comprar os vinhos que você gosta.
Gostou das nossas dicas? Agora você já pode começar a montar sua adega, seja profissionalmente ou por prazer!
Comentários
0 Comentários