Corpo do vinho: o que é e como identificar cada um deles
Se você é um amante de vinho ou até mesmo apenas um curioso sobre o assunto, provavelmente já escutou ou leu sobre o corpo do vinho. Mas você sabe exatamente o que isso significa? De forma bem resumida, o corpo do vinho se divide em três categorias- corpo leve, corpo médio e corpo cheio- e é uma das principais formas de analisar como o vinho é sentido na boca. Para entender melhor o que isso significa na prática, vamos falar mais sobre o assunto abaixo. Vamos lá?
O corpo do vinho é definido por quão pesado e rico é o sabor do vinho. É uma combinação de vários fatores: variedade da uva, teor alcoólico e até nível de doçura.
Mas, apesar desses muitos fatores, o principal é o álcool, porque é ele que dá ao vinho sua viscosidade e é responsável pelo sabor pesado ou leve que experimentamos quando saboreamos um vinho. Por isso, saber a influência do álcool no corpo de um vinho é um bom truque para ajudá-lo a saber rapidamente em que categoria de corpo o vinho que você está bebendo se enquadra.
Dicas para descobrir o corpo do seu vinho
Ao experimentar o vinho você talvez consiga identificar quais são mais suaves ou pesados na boca, mas como saber qual comprar, sem provar? Felizmente, existem algumas pistas que você pode procurar na garrafa de vinho:
- Grau de Álcool: Vinhos com menos de 12,5% de álcool são considerados leves, os que têm teor entre 12,5% e 13,5% são de corpo médio e, finalmente, qualquer vinho com mais de 13,5% de álcool é considerado encorpado.
- Variedade de uva: Certas variedades de uva produzem vinhos mais encorpados. (falaremos mais sobre isso abaixo)
- Envelhecimento em carvalho: os vinhos envelhecidos em barris de carvalho fresco costumam ter um sabor mais encorpado.
- Tipo de clima: Como regra geral, as uvas cultivadas em climas mais quentes tendem a produzir vinhos mais ricos e encorpados (mas vai depender do produtor).
Variedade de Uva vs. Corpo do Vinho
Como falamos acima, algumas variedades de uva são conhecidas por produzir vinhos que se encaixam perfeitamente em cada tipo de corpo de vinho. Para te ajudar nessa busca, listamos alguns exemplos de uvas que dão origem a vinhos de corpo leve, médio e encorpado. Confira!
Vinhos tintos de corpo leve
- Pinot Noir
- Frappato
De um modo geral, os vinhos tintos de corpo leve têm níveis médios de álcool, taninos mais baixos e menos cor. Eles geralmente têm um sabor suave devido ao tanino reduzido.
Vinhos tintos de corpo médio
- Sangiovese
- Garnacha
- Carménère
- Cabernet Franc
As variedades de uva com mais acidez natural geralmente se enquadram na categoria de corpo médio. Além disso, muitos vinhos caem nessa categoria por causa de como são feitos. Por exemplo, um Merlot com menor teor alcoólico (abaixo de 14%) e menos envelhecimento em carvalho também pode ser de corpo médio.
Vinhos Tintos Encorpados
- Malbec
- Syrah
- Cabernet Sauvignon
E você, qual corpo de vinho você prefere? Confira nossa seleção Ivini: https://www.ivini.com.br/
Comentários
0 Comentários